Abordagem metodológica (Projeto de Dissertação | Atividade 3#)

No decorrer do delineamento do projeto de dissertação NESTAR.world, foram surgindo algumas ideias quanto à abordagem metodológica a seguir, que não estão ainda totalmente encerradas.

 

Dado o carácter inovador da utilização de Serious Games em contexto de aprendizagem não formal através de instalações interativas de interface tangível, as primeiras linhas do projeto apontam para um estudo exploratório centrado sobretudo na revisão da literatura, conversas com especialistas da área e experiências com o utilizador final. A abordagem a seguir será sobretudo indutiva, partindo do particular para o geral, mas sem intuito de generalização a todos os casos, havendo assim uma maior prevalência da abordagem qualitativa.

 

No que respeita à recolha de dados, embora inicialmente tivesse pensado no estudo de caso com recurso a técnicas avançadas de registo de informação (eye-tracking), o carácter exploratório do projeto (em desenvolvimento) e a limitação temporal indicam que será mais adequado um método de investigação de desenvolvimento, sendo que se pretende não apenas analisar um fenómeno mas também introduzir melhorias no mesmo. 

 

A investigação de desenvolvimento, que "começa, de forma geral, por analisar o possível objeto (que possa responder a uma necessidade identificada), conceptualizar esse objeto para poder elaborar um modelo (uma representação dos elementos que o vão compor), elaborar estratégias de realização, avaliar as possibilidades de concretização, proceder à construção de uma forma provisória desse objeto (protótipo) e implementá-lo (Van Der Maren, 1996 apud Oliveira, 2006) permitirá um envolvimento ativo dos vários participantes do projeto, algo que se revela ideal para o apoio que se pretende obter das crianças no processo de desenvolvimento do jogo (participatory design). Assim, recorrer-se-á à observação participante, aos focus group e a questionários.

publicado por monica-ribeiro às 22:23
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