NESTAR.world | IMP3 - (Projeto de Dissertação | Actividade 1#)

No post anterior, expliquei sinteticamente em que consiste o projeto NESTAR - IMP3. Passarei agora a apresentar algumas ideias sobre o desenvolvimento do mesmo no decorrer do projeto de dissertação do Mestrado em Comunicação Multimédia - ramo Multimédia Interativo.

 

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O porquê do tema

A minha opção pelo projeto NESTAR.world | IMP3 prende-se com vários motivos, destacando-se o interesse pela área das interfaces tangíveis, pelo universo dos jogos (nomeadamente os Serious Games) e pela aprendizagem em ambientes não-formais, como é o caso dos museus e centros de ciências.

Estes interesses são simultaneamente pessoais e profissionais, pelo que a oportunidade de trabalhar num projeto que reunisse todas estas temáticas era algo que nunca poderia desperdiçar. Os desafios são significativos, mas a motivação é bastante e as expectativas elevadas.

 

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Títulos possíveis 

1. Serious Games em instalações interativas: caso do NESTAR.world

2. Exploração de novos paradigmas para Serious Games: NESTAR.world

3. A aprendizagem através do jogo em espaços não-formais: NESTAR.world

 

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Perspetivas de desenvolvimento 

Sob orientação da Prof. Ana Veloso, pretende-se desenvolver neste projeto de investigação uma série de aplicações de jogos inovadoras para a instalação IMP3, em conjunto com a colega Maria João Pinheiro (área técnica - implementação e desenvolvimento de soluções inovadoras). No que respeita especificamente ao campo de atuação do meu projeto, pretende-se:

 

GONNA DO's

1. Explorar um sistema de identificação e catalogação de bibliotecas de elementos multimédia (som, imagem e vídeo) adaptadas a diferentes contextos históricos, culturais e científicos, de modo a possibilitar a construção de narrativas temáticas na instalação para potenciar a aprendizagem não-formal de conceitos. Uma das áreas a explorar, possivelmente, dirá respeito às particularidades culturais das 3 cidades que fazem parte do projeto (Aveiro, Montreal e Dallas). Outra vertente de interesse é a questão das diferenças em termos de biodiversidade entre estas e outras cidades que possam vir a colaborar no projeto. 

2. Recolher e identificar os elementos multimédia (som, imagens e vídeo) para algumas bibliotecas temáticas (ciência, matemática, física, cultura, ...) de modo a que se consiga adicionar e selecionar as temáticas pretendidas conforme o contexto da aplicação.

3. Desenvolver jogos do tipo Serious Games que potenciem a aprendizagem não-formal na instalação das temáticas junto do(s) público(s)-alvo da mesma. 

4. Avaliação das diferentes soluções desenvolvidas, nomeadamente, avaliação de contexto de uso, avaliação de aprendizagem, avaliação quantitativa da satisfação

5. Preparação do protótipo existente (instalação + jogo) para uma exposição e abertura ao público (Fabrica da Ciência em Aveiro).

 

PERHAPS I'LL DO

Além destes pontos já praticamente estabelecidos, gostaria de realizar uma avaliação da aprendizagem também através do sistema eyetracking portátil, o que não sei ainda se é viável. Gostaria de explorar as possibilidades de melhorias inovadoras no aspeto visual da instalação. 

 

NOT GONNA DO's

Não irei atuar no que respeita à implementação dos aspetos técnicos como a interação com a instalação, tarefa que está a cargo da colega Maria João.

publicado por monica-ribeiro às 22:27
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