Game Design: Design Educacional de Serious Games

Sorensen (2009) apresenta uma proposta conceptual para o design educacional de Serious Games, com base no projeto Global Market Place (2007-2010), que integra dois jogos. Este modelo abrange seis dimensões. Yusoff et al. (2009) apresentam também uma proposta conceptual para o design de Serious Games, que inclui igualmente as teorias da aprendizagem e da pedagogia. Este modelo considera nove dimensões. No design de jogos, há que ter em conta sobretudo a jogabilidade, a narrativa, a interação, a mecânica de jogo, as regras, os objetivos e os desafios.

 

Ermi, L. & Mäyrä, F. (2005). Fundamental components of the gameplay experience: Analysing immersion. In: S. de Castell & J. Jenson (eds.), Changing Views: Worlds in Play. Selected papers of the 2005 Digital Games Research Association’s (DiGRA) Second International Conference.

Pannese, L., Hetzner, S., Pappa, D., Proposaltis, A. (2010). Creative Learning with Serious Games.

Prensky, M. (2001). Digital Natives, digital immigrants.

Ryan, M. L. (2006). Avatars of Story. Minneapolis/London : University of Minnesota Press

Salen, K., & Zimmerman, E. (2004) Rules of Play: Game Design Fundamentals. Cambridge, MA: MIT Press

Schell, J. (2008) The Art of Game Design: A book of lenses. Morgan: Kaufmann.

Sørensen, B. (2009). Concept of Educational Design for Serious Games. Department of Curriculum Research . University of Aarhus, Denmark.

Yousoff, A., Crowder, R., Gilbert, L., & Wills, G. (2009). A conceptual Framework for Serious Games. 2009 Ninth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Latvia.

publicado por monica-ribeiro às 21:27
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