Objetivos da investigação

Este projeto visa a persecução de uma série de objetivos, todos eles orientados para a criação de uma solução final de Serious Game em instalação multimédia de interface tangível para ambientes de aprendizagem não-formal. Foram delineados alguns objetivos específicos, que orientam todo o processo de investigação de desenvolvimento:

 

  • Explorar um sistema de identificação e catalogação de bibliotecas de elementos multimédia (som, imagem e vídeo) adaptadas a diferentes contextos históricos, culturais e científicos, de modo a possibilitar a construção de narrativas temáticas na instalação para potenciar a aprendizagem não-formal de conceitos.

 

  • Recolher, identificar e catalogar elementos multimédia captados pelo investigador e pelos utilizadores para algumas bibliotecas temáticas (ciência, matemática, física, cultura...) de modo a que se consiga adicionar as temáticas pretendidas conforme o contexto de uso da instalação.

 

  • Reformular o design da instalação multimédia de interface tangível para que possa ser utilizada como exposição itinerante para abertura ao público em ambientes de aprendizagem não-formal, como Museus e Centros de Ciências (Fábrica de Ciência Viva, em Aveiro, por exemplo).

 

  • Desenvolver colaborativamente um jogo do tipo Serious Game que faça uso de uma das bibliotecas temáticas e promova a aprendizagem não-formal das ciências na instalação multimédia pelo público-alvo da mesma (crianças dos 7 aos 11 anos de idade).

 

  • Testar o protótipo do Serious Game na instalação multimédia de interface tangível e avaliar qualitativamente a motivação para a aprendizagem das ciências junto do público-alvo.
tags:
publicado por monica-ribeiro às 21:07
link do post | comentar